Homografias
David Trullo Exposição de Fotografia
Adorna
Rua do Rosário 147, Porto
Adorna
Rua do Rosário 147, Porto
David Trullo nasceu em 69 em Madrid. Licenciou-se em Belas Artes, pela Universidad Complutense de Madrid. De 1993 em diante, tem vindo a realizar inúmeras exposições em galerias, museus e centros de arte na Europa e na América e a participar em feiras e festivais – ARCO, Estampa, Photo España, Backlight Photo Festival, Art Miami o The Armory Show. Recebeu bolsas para residências artísticas no Irish Museum of Modern Art, Dublin e na Sociedade Karl Hofer, Universität der Kunste, Berlin. As suas últimas exposições individuais tiveram lugar no Museu de Artes Decorativas e no Museu Lázaro Galdiano, em Madrid.
O trabalho de Trullo atua como uma incansável máquina de desconstrução. É como um desmantelamento do relógio histórico que revela a maneira como a história foi conscientemente construída, permitindo analisar mecanismos operacionais, heranças passadas e vozes ocultas.
Ajustando as peças do quebra-cabeças apresentadas pelo artista, veremos como, através da apropriação de formas e objetos que rapidamente ligamos a símbolos históricos, propõe uma reflexão iconoclasta. Mas, como Judith Batler aponta em Gender Trouble, desconstruir não é apenas demolir, é entender a artificialidade do género e a masculinidade e fazer uma deslocação nas práticas corporais para quebrar categorias. David Trullo derruba e constrói, deslocando conceitos hegemónicos, questionando e criticando os valores patriarcais aprendidos durante o processo de socialização: poder, força, virilidade, competitividade, paternalismo…
Vitor Nieves